terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pit stop alerta sobre a importância da prevenção para a saúde do homem

Fonte - http://www.rondonopolis.mt.gov.br/
Foto: Matusalem Teixeira
Pit Stop educativo pára o trânsito para alertar aos homens a necessidade de prevenir doenças











        
    Ações prevenção em saúde são fundamentais para assegurar qualidade de vida à população masculina. O alerta é feito pela equipe do Centro de Saúde São Francisco que firmou parceria com a Unic Rondonópolis para realizar o pit stop de conscientização e orientação aos homens. A coordenadora da unidade, enfermeira Josiane da Silva Yexeveria, explica que a atividade faz parte da programação do Novembro Azul no Município.
 As servidoras da unidade se uniram aos
alunos e professores do Curso de Enfermagem da Unic para abordar motoristas que circularam pela esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Rosa Bororo, na Vila São Francisco. As funcionárias explicaram que a proposta era repassar informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids e a importância de fazer o exame do câncer de próstata.
 Motoristas, motoqueiros e pedestres que passaram pelo local receberam esclarecimentos também sobre os fatores de risco que podem causar o câncer de pele e de boca, como a exposição ao sol e o tabagismo. As profissionais avaliam que a população masculina tem mais possibilidade de desenvolver essas doenças, devido ao trabalho ao ar livre e maior número de homens fumantes.
 Andreia Moreno – professora de Enfermagem da Unic – coordenou o trabalho dos acadêmicos que levaram orientações aos motoristas e fizeram a distribuição de panfletos educativos e preservativos (camisinhas). O pit stop na Vila São Francisco começou às 16h30min. A equipe adotou faixa educativa para chamar a atenção dos motoristas no semáforo.
 A programação do Novembro Azul prossegue no Centro de Saúde São Francisco, com outras atividades nas próximas semanas. A coordenadora Josiane Yexeveria anuncia que vai realizar o Dia ‘D’ do Homem, com atendimento em horário especial. O interesse é atrair o público masculino que não costuma procurar as unidades para fazer a prevenção em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário