sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Unidades abrem no sábado para o 2º Dia ‘D’ de Vacinação contra paralisia e sarampo



Foto: Roger Andrade
Sábado tem vacinação para as crianças‏

SAÚDE DA CRIANÇA

Unidades abrem no sábado para o 2º Dia ‘D’ de Vacinação contra paralisia e sarampo

A população infantil de Rondonópolis vai ser beneficiada neste sábado (29) com a dose de imunização contra o sarampo e a poliomielite (paralisia). A Secretaria de Saúde do Município realiza nesta data o 2º Dia ‘D’ de Vacinação que foi definido pelo Ministério da Saúde. Além de todas as unidades que vão funcionar das 7 às 17 horas, a campanha conta também com três postos volantes distribuídos nos bairros Alfredo de Castro e Padre Lothar e na Comunidade Rural do Marajá.
 Noeny Pereira de Souza – enfermeira responsável pela imunização – explica que a meta é vacinar 12.900 crianças de 6 meses a menos de 5 anos contra sarampo e outras 14.650 contra a paralisia infantil. A parcial da campanha divulgada no dia 20 de novembro, revela que até aquela data foi atingido 60% da previsão de doses contra paralisia e 61% contra sarampo. A próxima parcial da vacinação deve ser divulgada nesta sexta-feira (28).
 A enfermeira Noeny de Souza orienta as mães e responsáveis interessados em imunizar as crianças no 2º Dia ‘D’ da campanha a comparecer aos locais munidos com os cartões de acompanhamento e controle da vacinação. “È importante fazermos a atualização dos cartões de vacina das crianças”, explica.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Chinês constrói réplica de robô de Transformers para aniversário do filho

Yao Fuxing usou sucata para construir 'Optimus Prime'.

Ele utilizou peças de carros, motos e veículos agrícola no 'robô'.

FONTE -  G1,  São Paulo
O chinês Yao Fuxing construiu com sucata uma réplica do personagem Optimus Prime, do filme Transformers, no quintal de sua casa em Hejian, na província chinesa de Hebei. Fuxing afirmou que usou peças de carros, motos e veículos agrícolas para construir o brinquedinho para dar de presente no aniversário de 18 anos de seu filho.
  •  
Yao Fuxing construiu com sucata réplica do personagem Optimus Prime (Foto: China Daily/Reuters)Yao Fuxing construiu com sucata réplica do personagem Optimus Prime (Foto: China Daily/Reuters)

Menina de 15 anos sai para ir a escola e não é mais vista em Rondonópolis

Fonte - http://www.agoramt.com.br/

clarisse
Uma menina de 15 anos está desaparecida desde a última segunda-feira (24), quando saiu para ir à Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, no bairro Conjunto São José no período vespertino, e nunca mais foi vista, segundo a família. A irmã de Clarisse Soares de Macedo (foto ao lado), disse que a adolescente foi vista pela última vez por um colega de sala de aula, montando na garupa de uma moto com um rapaz.
Em relato à Polícia Militar (PM) durante o registro do Boletim de Ocorrência (BO), a irmã, Jessika Deysiane Macedo, alega que acha que o motivo esteja relacionado ao fato da mesma ter voltado a morar com sua mãe e estar gestante, com isso as atenções ficaram voltadas para ela. “Eu acho que seja isso, não estou afirmando, foi o único motivo que encontrei” explica a irmã da vítima.
A família de Clarisse mora no bairro Jardim São Bento. Na residência moram a mãe, a irmã e dois irmãos da vítima. Ainda conforme consta no BO, Clarisse não é usuária de drogas e não consome bebidas alcoólica.
A família afirma que já entrou em contato com as amigas da garota e ninguém soube informar o paradeiro da mesma.
Um dia antes de desaparecer, Clarisse postou em sua página da rede social um desabafo (ao lado).
A polícia investiga o caso.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Concurso Público para a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso - nível médio e superior


link FGV
ANEXO III – DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR COMARCA – FUNÇÃO DE ASSISTENTE DE
GABINETE
Comarca Ampla Concorrência Candidato com Deficiência
Cuiabá 16 04
Várzea Grande 07 01
Rondonópolis 07 01
Alta Floresta 02 -
Barra do Garças 04 -
Cáceres 04 -
Diamantino 02 -
Primavera do Leste 02 -
Sinop 04 -
Sorriso 02 -
Tangará da Serra 02 -
Lucas do Rio Verde 02 -
Total 54 06




DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
EDITAL N° 23, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2014
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO | CONCURSO PÚBLICO 1
EDITAL Nº 23/2014 – ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DE APOIO
ADMINISTRATIVO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições, em conformidade com os
dispositivos da Constituição Federal vigente, da Lei Ordinária Estadual nº 8.572, de 31 de outubro de 2006, da Lei
Ordinária Estadual nº 8.831, de 24 de Janeiro de 2008, da Lei Complementar Estadual nº 114, de 25 de novembro de
2002, e da Lei Complementar nº 04, de 15 de outubro de 1990, e suas posteriores alterações torna pública a abertura
de inscrições e estabelece as normas relativas à realização do 1º Concurso Público para o preenchimento de 109
(cento e nove) vagas para cargos de Nível Superior e Nível Médio para compor diversos cargos do quadro da
Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. O Concurso se regerá de acordo com as instruções que fazem parte
deste Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Padeiro de Mato Grosso vence concurso Mister Brasil Tur 2014


Luiz Umberto venceu o Mister Brasil Tur 2014 em
Maceió-AL. (Foto: Reprodução/TVCA)

Fonte - G1 MT

Jovem de 22 anos vive em Rondonópolis, cidade a 218 km de Cuiabá.
Ele disputou concurso em Maceió-AL contra 29 candidatos do país.


O padeiro Luiz Umberto Dias, de 22 anos, foi o vencedor na noite desta sexta-feira (14) do concurso Mister Brasil Tur 2014, realizado em Maceió-AL. Morador de Rondonópolis, cidade a 218 km de Cuiabá, Luiz disputou o título com outros 29 candidatos de todo o país.
De acordo com o coordenador nacional do evento, Christian Oliver, esta é a segunda vez que um candidato de Mato Grosso chega ao primeiro lugar. Em 2010, foi a vez de um candidato de Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá. O concurso está em sua sétima edição.

Depois de vencer a etapa estadual do concurso, Luiz passou por três fases da competição em Maceió: primeiro houve uma seleção de dez entre os 30 candidatos; depois, de dez para cinco; em seguida, de cinco para os três finalistas.
No pódio, Luis foi acompanhado pelo candidato de Angra dos Reis-RJ, em segundo lugar, e pelo candidato do estado do Amazonas. Os candidatos representam estados e pontos turísticos, segundo a organização do evento.

Como prêmio, Luiz ganhou um carro 0 km e a oportunidade de representar o Brasil na etapa internacional do concurso contra representantes de mais de 60 países. A etapa deverá ser realizada no estado da Flórida, segundo o coordenador.Estou me sentindo ótimo. Afinal, não é todo dia que se ganha um carro, né”, comemorou Luiz ao conversar com o G1 na manhã deste sábado. Ele afirmou que, primeiramente, pretende seguir trabalhando como modelo, mas depois deve voltar o foco aos estudos. Ele afirmou que pretende cursar faculdade de Engenharia Civil.
 “porque uma hora tudo isso passa, né. Aí, tenho de estar preparado para quando isso acontecer”
.

Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais, no ES

Fonte - http://g1.globo.com/

Após resultado negativo para síndrome, médicos não sabem o que ele tem.

Ele deverá permanecer na Grande Vitória por 30 dias para novos exames.

Do G1 ES
O menino Misael, que pesa mais de 70 kg com apenas três anos, passará por uma nova série de exames para tentar descobrir o que faz com que ele engorde tanto. Segundo o pai da criança, Manoel Abreu, depois que o resultado deu negativo para a síndrome de Prader Willi, médicos estão avaliando outras possibilidades. Na noite desta segunda-feira (17), o menino passou peloexame de polissonografia, que avalia o sono, mas o resultado sai no dia 2 de dezembro. Uma equipe médica, formada por oito profissionais, vai acompanhar a saúde da criança por 30 dias. Nesse tempo, a família, que é de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, vai ficar na casa de amigos, na  Grande Vitória. "Teremos que recomeçar do zero", comentou o pai.
Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, Josiane de Jesus, ele começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma geneticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tinha condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, que foi feito com a ajuda do governo. Apesar disso, a síndrome não foi identificada em Misael.
De acordo com Manoel, uma nova bateria de exames será realizada e a esperança é que o diagnóstico não demore a sair. "Teremos que recomeçar do zero. Já estamos nos processos de coleta de sangue, controle de taxas. Ele também está fazendo exercícios na piscina", contou.

Para ajudar a criança, a nutricionista Carla Mancilha mobilizou uma equipe de oito profissionais que farão uma grande avaliação do menino. No grupo estarão cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, geneticista, psicólogo, neurologista, ortopedista, além dela, como nutricionista.
Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

"São vários fatores que levam a obesidade, e por isso precisamos de uma equipe multidisciplinar para fazer a avaliação dele. Um endocrinologista infantil vai verificar toda a parte hormonal, se ele tem alguma outra síndrome. Um psiquiatra vai avaliar e solicitar laudos de neurologista para saber se ele tem algum transtorno psíquico. Uma psicóloga vai fazer o acompanhamento da família e do Misael, de como lidar com a criança, já que também se trata de um problema comportamental. Ele também vai precisar de acompanhamento com ortopedista. A geneticista vai verificar se ele realmente não tem nenhuma doença genética, e também um cardiologista fará uma avaliação. Então vamos precisar de todos esses profissionais trabalhando juntos para chegar a um diagnóstico e a um tratamento", explicou.
Para Carla, o resultado negativo para a síndrome de Prader Willi não é ruim, já que a doença não tem cura. Ela acredita que a obesidade de Misael não é provocada por uma única doença, mas é consequência de maus hábitos alimentares.

"Foi feita uma coleta de hábitos alimentares e o histórico familiar. Então pode sim que um simples hábito errado tenha levado o Misael a obesidade. E a gente sabe que esse sobrepeso pode levar a outras doenças, como problemas no coração, no fígado e nos rins. Não foi descartado que pode se tratar de uma única doença, mas com certeza o fator familiar contribui para o obesidade de Misael. O pai e a irmã mais velha dele têm sobrepeso e a mãe é obesa", disse.

A mãe contou que está disposta a mudar de vida. "Tudo o que eu tiver que fazer para ajudar meu filho, eu vou fazer. Até mesmo fazer exercícios físicos", falou Josiane.
Nutricionista acredita que histórico familiar de Misael contribui para a obesidade (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Nutricionista acredita que histórico familiar de Misael contribui para a obesidade (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)


Polissonografia
Quem acompanhou o menino no exame de avaliação do sono foi o pai que explicou que o filho não dormiu bem, mas que isso já era esperado pela família. Por conta do excesso de peso, a criança tem dificuldades em respirar quando está deitado e por isso não consegue ter uma boa noite de sono.
"Ele já não dorme bem por causa da dificuldade de respiração e os equipamentos que foram colocados nele para fazer o exame o incomodaram mais ainda", contou
Misael (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Misael (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Exercícios na piscina
Enquanto permanecer na Grande Vitória, Misael vai fazer exercícios em uma piscina de água quente, com orientação do fisioterapeuta Pablo Pompermayer. "Na piscina vamos conseguir promover atividades com segurança. Tendo em vista que ele não tem aptidão física para fazer exercícios em solo, escolhemos a piscina, pois assim ele não sofrerá impacto e ainda ficará com as articulações protegidas. Ainda assim ele vai gastar muitas calorias, o que vai resultar em emagrecimento para ele.
Para o fisioterapeuta, o envolvimento da família em todo o tratamento é muito importante. "Vamos ajudar a mudar o comportamento da família toda. Inclusive vamos convidar a mãe dele para participar do plano de exercícios junto com ele", disse.
Síndrome
No dia 29 de setembro, a criança realizou o exame que detectaria a síndrome de Prader Willi, possível doença de Misael segundo os médicos. Mas, o resultado deu negativo.
"A reação nossa foi de tristeza, porque agora estamos mais preocupados ainda. Estávamos tranquilos, porque se fosse a síndrome, já ia entrar em tratamento. Agora voltamos à estaca zero, vamos ter que fazer exames de novo, começar tudo de novo. Não sabemos que médico procurar. E ele está em uma situação muito difícil, já engordou mais, está muito agitado e a respiração está ruim”, disse o pai do menino no dia que soube o resultado.
Mãe diz que não consegue matricular Misael em creche por causa do tamanho dele (Foto: Wallace Hool/ GZ)Misael passará por mais um série de exames para descobrir a causa da obesidade (Foto: Wallace Hool/ GZ)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vereador entrega moção de aplausos a torcida do União

Foto - Cleomar Pilar

Torcida completa um ano com ações sociais

O Vereador Mauro Campos (PT) entregou no último sábado (15)  Moção de Aplausos a Torcida União Fanática (TUF) pelos serviços sociais prestados a sociedade rondonopolitana.
A TUF é uma torcida organizada, sem fins lucrativos que tem como ideologia o apoio ao União Esporte Clube, bem como a legitimação de Projetos Sociais. Foi fundada em 14 de novembro de 2013 por um grupo de torcedores que  se uniram  para  apoiar o time do coração, com um ano de fundação  conta com mais de cem associados, a TUF tem participado de projetos sociais como a distribuição de ovos de páscoa  em uma creche da Cáritas Diocesana, em 2015 a TUF irá realizar o “I intensivão” para pessoas carentes que irão fazer a prova do ENEM.
“Esta moção de aplausos vem sobretudo ressaltar o bom exemplo de torcida organizada com fins sociais, bem diferente daquelas torcidas do passado, esta indicação foi feita pelo companheiro João Moto Táxi a mim e ao vereador Fulô (PMDB)”.  concluiu Mauro Campos.

Pit stop alerta sobre a importância da prevenção para a saúde do homem

Fonte - http://www.rondonopolis.mt.gov.br/
Foto: Matusalem Teixeira
Pit Stop educativo pára o trânsito para alertar aos homens a necessidade de prevenir doenças











        
    Ações prevenção em saúde são fundamentais para assegurar qualidade de vida à população masculina. O alerta é feito pela equipe do Centro de Saúde São Francisco que firmou parceria com a Unic Rondonópolis para realizar o pit stop de conscientização e orientação aos homens. A coordenadora da unidade, enfermeira Josiane da Silva Yexeveria, explica que a atividade faz parte da programação do Novembro Azul no Município.
 As servidoras da unidade se uniram aos

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

História de Rondonópolis



Marechal Rondon Telegrafando


História de Rondonópolis

Segundo estudos realizados no sítio arqueológico Ferraz Egreja, os primeiros sinais de vida em terras que hoje pertencem ao município de Rondonópolis, datam de pelo menos cinco mil anos atrás.
Desde o final do século XIX, a ocupação local é marcada por um contingente de índios Bororo e pelo efetivo do destacamento militar em Ponte de Pedra (1875-1890), seguidas pelas comitivas de aventureiros que se arriscavam pela região em busca de ouro e de pedras preciosas. Por último, chegaram as expedições da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas (1907/1909) sob o comando do então primeiro tenente Cândido Rondon, que determinavam o traçado da linha telegráfica para interligar o estado de Mato Grosso e Amazonas ao resto do país – fruto dessa investida, em 1922 é inaugurado o posto telegráfico, às margens do rio Poguba (rio Vermelho).
A partir de 1902, inicia-se a história de povoamento do Rio Vermelho, com a fixação de famílias procedentes de Goiás, Cuiabá e de outras regiões do estado. Em 1915 havia cerca de setenta famílias na localidade, estas viviam com certa organização econômica, social e política e também tinham preocupação com as primeiras letras. Neste mesmo ano, Joaquim da Costa Marques, Presidente de Estado do Mato Grosso, promulga o Decreto Lei nº 395, que estabelecia uma reserva de 2.000 hectares para o patrimônio da povoação do rio Vermelho. Esse decreto marca oficialmente a existência do povoado (a futura cidade de Rondonópolis), cuja data de fundação (10 de agosto de 1915) foi regulamentada pela Lei Municipal 2.777 de 22 de outubro de 1997.
Em 1918, o deputado, agrimensor e tenente Otávio Pitaluga conclui o projeto de medição, alinhamento e estética da localidade, projeto que em 1948 foi aproveitado pelo engenheiro Domingos de Lima para edificar o traçado do atual quadrilátero central. Pitaluga também foi o responsável pela alteração de nome do povoado para Rondonópolis, em 1918 - uma homenagem a Rondon que passa, então, a ser considerado o patrono do lugar.
Em 1920, Rondonópolis transforma-se em distrito de Santo Antônio do Leverger e em comarca de Cuiabá. Todavia, na década de 20, o recém criado distrito começa a sofrer problemas ligados a enchentes, epidemias e desentendimento entre os moradores, no mesmo período, João Arenas descobre os garimpos de diamantes na vizinha região de Poxoréo (1924).

A combinação desses fatores provoca o processo de despovoamento de Rondonópolis, no período de 1931 a meados de 1947, ao mesmo tempo em que os garimpos projetam o crescimento de Poxoréo que, em 1938, foi elevado à categoria de município. Em conseqüência, pela proximidade, Rondonópolis é incluído como distrito de Poxoréo, através da Lei Estadual nº 218 de 1938.
A partir do ano de 1947, Rondonópolis retoma o processo de crescimento, à medida que o município é inserido no contexto capitalista de produção como fronteira agrícola mato-grossense, resultado da política do sistema de colônias implantado pelo Governo do estado. A emancipação política acontece em 10 de dezembro de 1953.
Nas décadas de 50 e 60, o crescimento econômico de Rondonópolis vem através do campo, enquanto produtor de alimentos e extensão do capital paulista. Nesse período destaca-se a força da mão-de-obra de migrantes matogrossenses, nordestinos, paulistas, mineiros, japoneses e libaneses.
Na década de 70, acelera-se no município o processo de expansão capitalista, e Rondonópolis desenvolve o mais rápido processo de modernização do campo que se teve notícia no Centro-Oeste - incrementando as atividades da soja, da pecuária e do comércio. Aqui, a migração sulista é o destaque.

Em 1980, Rondonópolis passa a ser pólo econômico da região e é classificado como segundo município do estado em importância econômica, demográfica e urbana. Já na década de 90, Rondonópolis projeta-se como “A Capital Nacional do Agronegócio”, ao mesmo tempo em que cresce o setor agroindustrial.
Os primeiros anos do século XXI assistem ao avanço de Rondonópolis no setor industrial e espera pelo advento da metrópole Rondonopolitana, município pólo do Sul do estado de Mato Grosso.
Fonte: TESORO, Luci Léa Martins. “Rondonópolis-MT: um entroncamento de mão única”, São Paulo, LLLMT, 1993 - Março de 2008