quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fiscalização eletrônica, Fernando correia será a primeira rua de Rondonòpolis

Fonte- Site da Pref. de Rondonópolis

?

Fernando correia será a primeira rua de Rondonòpolis

 A operacionalizadora dos equipamentos que deverão fazer parte do sistema de controle do trânsito na cidade, iniciou na manhã de ontem terça-feira (12) a instalação de um radar para testes, conforme prevê uma das últimas etapas do processo licitatório das lombadas eletrônicas. Acompanhado de uma câmera, a fiscalização eletrônica foi colocada na Avenida Fernando Corrêa, logo após a ponte do córrego Arareau. De acordo com o supervisor da empresa paulista, José Antônio Duarte, uma motocicleta também já veio a Rondonópolis como amostra e poderá encorpar a frota da Secretaria de Transporte e Trânsito do Município – Setrat.


Durante toda a terça-feira, será finalizado o cabeamento e demais ajustes técnicos para que o equipamento comece a registrar as passagens dos carros. Segundo José Antônio, de acordo com o que viu no local até o momento a escolha da Setrat para a Fernando Corrêa foi pontual, no que tange a comprovar a eficácia do sistema. “No pouco tempo que estamos aqui dá para ver a movimentação grande desta Avenida e a necessidade de uma intervenção deste tipo, já que tem comércio na extensão que trás uma demanda grande de conversões e de pedestres atravessando”, comentou.

Apesar de ser só um período de testes, que deve durar cerca de uma semana, o supervisor afirmou que a Setrat pode requisitar a permanência do sistema no local, se assim achar conveniente. “O Município tem um estudo e nele levantou onde seriam necessários os radares, lombadas e os outros itens do sistema. Uma das lombadas eletrônicas, por exemplo, deve ser colocada em frente do Big Master aqui na Fernando Corrêa”, adiantou.

O secretário de trânsito Argemiro Ferreira esteve logo no início da manhã e conversou com os trabalhadores da empresa. Ferreira fez questão de desmistificar um boato popular de que motocicletas, que por ventura passarem pelas extremidades das ruas, não estariam dentro do raio de cobertura do sistema eletrônico de fiscalização. “Isto não existe. Todo o veículo seja ele carro, moto ou qualquer outro que trafegar pelo espaço da rua estará sujeito ao registro computadorizado em sua passagem. Não há como burlar”.

A velocidade permitida em quase que 95% da zona urbana de Rondonópolis é de 40 km/h, com a exceção de trechos como a Avenida Presidente Médici, por exemplo. Com o equipamento operando normalmente até esta quarta-feira (13), o secretário afirmou que espera uma aferição do Inmetro para que seja possível homologar e contratualizar o acordo com a empresa que será responsável por arquivar as informações de irregularidades ocorridas nas ruas da cidade. “Tudo o que for registrado em imagens e outros dados irá para uma central, onde nós teremos acesso em tempo real pela internet. A gerência geral de tudo é da Setrat, mas com este contrato expandimos o controle sobre nossas vias, sem onerar o Município em nada por isto”, analisou Argemiro.

O secretário detalhou também sobre a possibilidade de aumentar o poder de fiscalização dos agentes de trânsito com motocicletas, que também constam na proposta feita pelo Município. “Inicialmente teremos uma moto fornecida pela empresa, mas podemos acessar até quatro. Estes veículos vêm equipados com câmeras e fazem o registro das ruas também quando o agente estiver andando”, informou.

Quanto aos painéis digitais, o supervisor da empresa detalhou como será este modelo informativo. “É um letreiro digital com uma tela de 5,7x1,8 metros. Isto é muito útil e pode ser usado de diversas maneiras. Só em termos de trânsito, o Município terá a oportunidade de informar aos condutores rotas alternativas e ruas que eventualmente estejam interditadas por um motivo ou outro. Na entrada da cidade, pode ser um instrumento de coibir o acesso de carretas, já que aqui isto é proibido na maior parte do dia”, exemplificou.

Se os testes forem analisados positivamente, a empresa deverá instalar mais 15 radares fixos e câmeras filmadoras conjuntas, 13 controladores de avanço de sinal, além de 12 lombadas eletrônicas em diversos pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário